Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. cultura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. cultura. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de agosto de 2010

Meimão Inaugura Monumento ao E(I)migrante, de Eugénio Macedo. Nova Guarda-18-08-2010


Eugénio Macedo criou escultura em homenagem ao emigrante

A freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, inaugurou sexta-feira, dia 13, uma obra em homenagem ao emigrante. A escultura, composta em granito e a aproveitar um poço ali existente para criar um efeito de fonte luminosa, foi talhada por Eugénio Macedo.

A obra foi encomendada pela Junta de freguesia local e inaugurada com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penamacor. A cerimónia teve início com a bênção aos emigrantes, pelo padre César.

Segundo o autarca de Penamacor, Domingos Torrão, este monumento dedicado aos emigrantes tem a particularidade por ser único no Concelho.

Na cerimónia estiveram presentes várias individualidades daquele Concelho e da aldeia de Meimão. A festa foi animada pelo recém-criado grupo de Cantares de Meimão.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diário de Notícias; Guia de Portugal; Jornal A Reconquista,

DN
Emigrantes vão ter um monumento

13 Agosto 2010
Eugénio Macedo Escultor
A Junta de Freguesia de Meimão, de Penamacor, inaugura hoje o monumento ao emigrante, uma escultura de granito da autoria do escultor Eugénio Macedo, instalada no Largo de Santo António, no centro da aldeia. O monumento mostra a figura do emigrante e o brasão da aldeia e encontra-se no local há cerca de um ano. A junta optou por reservar a inauguração oficial para este mês, que coincide com o regresso dos naturais da freguesia para as férias de Verão.


:: BREVES/CENTRO



12-08-2010

Coimbra, 12 ago (Lusa) -- Notícias breves da região Centro:

Penamacor: Meimão inaugura monumento ao emigrante A Junta de Freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, inaugura na sexta feira o monumento ao emigrante, uma escultura em granito da autoria do escultor Eugénio Macedo, instalada no Largo de Santo António, no centro da aldeia. O monumento mostra a figura do emigrante e o brasão da aldeia. A escultura encontra-se no local há cerca de um ano, mas a Junta de Freguesia de Meimão optou por reservar a inauguração oficial para este mês, que coincide com o regresso dos naturais da freguesia para as férias de verão.


Arquivo: Edição de 12-08-2010

SECÇÃO: Raia
Esta sexta-feira
O monumento é da autoria de Eugénio Macedo
Meimão inaugura monumento ao emigrante
12 de Agosto de 2010 às 14:48h

A Junta de Freguesia de Meimão vai homenagear os emigrantes com a inauguração de um monumento no centro da aldeia. A obra da autoria do escultor Eugénio Macedo é inaugurada esta sexta-feira, dia 13, pelas 18 horas.
O monumento em granito fica no Largo de Santo António, no centro da aldeia, representando a figura do emigrante e o brasão da freguesia. A escultura encontra-se no local há cerca de um ano, mas a Junta de Freguesia de Meimão optou por reservar a inauguração oficial para este mês, que coincide com o regresso dos naturais da freguesia para as férias de Verão.




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ALMEIDA - 2009. Monumento ao bombeiro voluntário, "Mão de Anjo" de Eugénio Macedo. Escultura em vários tipos de granito, edificada em 2009. Está provisoriamente encostada à histórica muralha de Almeida.



Este artista em dez anos fez mais obras de arte do que inúmeros artistas consagrados fizeram ao longo de vidas inteiras. É notável. Sem parlapiers... GRANDE EUGÉNIO MACEDO!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Agostinho da Silva perpetuado em Barca D´Alva com escultura de Eugénio Macedo. Uma excelente iniciativa do Município de Figueira de Castelo Rodrigo. O monumento ainda não foi oficialmente inaugurado, mas já se encontra no local.



Eugénio Macedo acabou de implantar em Barca D´Alva o monumento ao filósofo, ensaísta e escritor Agostinho da Silva.
A iniciativa foi do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, que assim presta uma digna homenagem a Agostinho da Silva, um dos mais insignes e representativos filhos da região.
Trata-se de uma escultura da figura de Agostinho da Silva, sentado num banco, em tamanho natural, com vários tipos de granito e que se enquadra, de forma muito feliz, no anfiteatro ao ar livre, do cais do porto fluvial de Barca D´Alva, onde ficará a receber e a dar as boas-vindas aos inúmeros turistas e passantes que ali confluem. Permitindo-lhes que se sentem e descansem ao lado do grande filósofo, fonte inspiradora para meditar em tão bela paisagem ou, se não for esse o caso, apenas para tirar uma fotografia e levá-la como recordação.
É mais uma obra, de belo efeito e de excelente qualidade artística, do escultor e artista multifaceado Eugénio Macedo, que se revela, desde já, mais um exlibris de Barca d´Alva.

José Manuel de Aguiar.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vila Boa - Erigiu Monumento ao Agricultor, Cinco Quinas Online, 26- 10-2009


No local onde se encontravam seis casas degradadas e quase todas em estado avançado de ruína, surge agora um amplo largo requalificado, onde a atracção principal é o monumento em homenagem ao agricultor.

Tendo em conta que, em meio rural, todas as pessoas já alguma vez trabalharam a terra, a Junta de Freguesia, após aprovação da Assembleia de Freguesia, decidiu prestar tributo a todos aqueles que, com suor e sacrifício, muitas vezes do nascer ao por do sol, souberam arrancar da terra a sobrevivência.

Contactado o mestre Eugénio Macedo, logo retorquiu que o curto espaço de tempo que lhe concedíamos (um mês e meio), não lhe permitiria criar nenhuma escultura, mas, quando lhe comunicámos a intenção de homenagear o agricultor, alegraram-se-lhe as feições, embargou-se-lhe a voz e referiu que “esse ainda não tinha feito” e que essa obra ele teria de executar, nem que, para isso, “tenha de trabalhar dia e noite”. Assim fez, o que prova a grandeza do artista, confidenciando-nos, no fim, que tinha sido o trabalho que mais gozo lhe dera, considerando esta escultura a sua obra-prima do ano.

Vila Boa tem, agora, mais um motivo que justifica uma visita. A elegância, a harmonia, a suavidade dos traços deixados pelo escultor só serão devidamente apreciados no local. Nenhuma fotografia, por evoluída que seja a máquina, dispensará uma observação ao vivo. Mesmo que não consiga encontrar nenhum motivo para vir a Vila Boa, o simples facto de também você, leitor, sentir apreço por quem trabalhou ou ainda trabalha a terra, encontrará, lá bem no fundo, uma chamamento que o levará também a si a prestar uma justa homenagem ao agricultor.

Visite-nos, verá que valerá a pena!

Por: António Dinis


Eugénio Macedo: Jornal Nova Guarda, de 21-10-2009, Monumento em homenagem ao agricultor, Vila Boa, Sabugal.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cinco Quinas Online, 7-10-2009. Meimão – Penamacor. Escultura em homenagem ao emigrante e imigrante. Monumento só será iaugurado oficialmente em Agosto de 2010, na presença de todos os emigrantes.

Clique aqui para ver notícia online
Ver fotos do Cinco Quinas







Foi inaugurada a obra em homenagem aos emigrantes e imigrantes naturais da freguesia do Meimão, no passado dia 3 de Outubro. O padre César foi o pároco de serviço que realizou a Missa Campal e abençoou a escultura.

A Serra de Malcata, o rio e o emigrante/imigrante encontram-se representados nesta escultura realizada pelo mestre Eugénio Macedo, que aproveitou e requalificou da melhor forma, um antigo poço existente no espaço onde a escultura foi erigida.
Esta escultura há muito tempo que vinha sendo pensada, mas “só mesmo no fim do mandato é que foi possível conclui-la”, referiu o Presidente da Junta de Freguesia do Meimão, Francisco Campos. “Uma das razões que me levaram a fazer este monumento, e que levaram a Junta de Freguesia a fazer este monumento foi deixar uma homenagem a todos os emigrantes, e também ao meu pai, pois também ele foi emigrante. E este monumento é para aqueles que nos visitam todos os anos pela altura do Verão, e para que não se esqueçam da terra que os viu nascer”, acrescentou o Presidente. Contudo, esta escultura também é dedicada a todos aqueles que “vão para fora cá dentro”, ou seja, aos que se encontram imigrados dentro do país. Com a ideia bem definida daquilo que queria ver representado nesta obra, e depois de ouvir falar muito, e bem, do escultor Eugénio Macedo, Francisco Campos contactou por via telefone o escultor e transmitiu-lhe a ideia que queria e passado dez minutos já tinha um e-mail do mesmo com o esboço da escultura pretendida. E, depois, foi por mãos à obra. “Ele (Eugénio Macedo) conseguiu ler os meus pensamentos, que foi homenagear os emigrantes, uma serra a jorrar água, uma fonte e tapar um poço. A obra está realmente muito bonita” acrescentou o Presidente da Junta.
A inauguração simbólica realizou-se no passado dia 3 de Outubro, contudo, só será inaugurada oficialmente em Agosto de 2010, com a presença de todos os emigrantes.

Por: LRC

Imagem do jornal mensário Cinco Quinas

domingo, 4 de outubro de 2009

Jornal o Interior: Município de Figueira de Castelo Rodrigo encomendou monumento a mestre Eugénio Macedo. Escultura homenageia Agostinho da Silva em Barca d’Alva





Uma escultura de corpo inteiro vai ser erigida em Barca d’Alva, no extremo Norte do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, por iniciativa do município que desta forma pretende homenagear o pensador e escritor que viveu naquela localidade ribeirinha do Douro.
Em Barca d’Alva existe já uma placa comemorativa do centenário do nascimento do filósofo, tendo este monumento sido executado ao vivo pelo mestre escultor Eugénio Macedo durante a Feira de Actividades Económicas figueirenses que terminou no domingo. A escultura é em tamanho real de granito amarelo e já está em fase de acabamento. Eugénio Macedo é autor de vários monumentos e conjuntos escultóricos, designadamente no Sabugal, onde viveu durante algum tempo. Agostinho da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906, esteve preso no Aljube (Lisboa) devido a polémicas com o Estado Novo e optou por se exilar no Brasil, onde co-fundou as universidades federais de Paraíba e Santa Catarina e a Universidade de Brasília.
Antes disso, até 1928, cursou Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído a licenciatura com 20 valores, após o que começou a colaborar na revista “Seara Nova” até 1938. Em 1929, com apenas 23 anos, defendeu a sua dissertação de doutoramento sobre “O Sentido Histórico das Civilizações Clássicas”, doutorando-se “com louvor”.
Em 1931 foi para Paris, tendo estudado na Sorbonne e no Collège de France, de onde regressou para leccionar, em 1933, no ensino secundário em Aveiro até 1935, altura em que foi demitido do ensino oficial por se recusar a assinar a Lei Cabral, que obrigava todos os funcionários públicos a declararem por escrito que não participavam em organizações secretas e, como tal, subversivas.
Faleceu em Lisboa, a 3 de Abril de 1994, porém, deixou uma vasta obra, que inclui textos pedagógicos, ensaios filosóficos, novelas, artigos, poemas, estudos sobre história e cultura e as suas reflexões sobre a religião.

José Domingos in Jornal o Interior de 20-08-2008

Jornal 5 Quinas online. Inaugurado, ontem, monumento ao emigrante em Meimão, no coração da Serra da Malcata. Eugénio Macedo, sempre a trabalhar, não pôde estar presente.

Clique aqui para ver o Cinco Quinas online

Clique aqui para ver blogue do monumento ao E(i)migrante

Meimão – Monumento em homenagem aos emigrantes




Ontem, pelas 11 horas, na aldeia do Meimão foi inaugurado um monumento que homenageia os emigrantes e imigrantes espalhados pelo mundo fora e por Portugal.

Esta obra realizada pelo escultor Eugénio Macedo (autor de várias obras feitas em pedra existentes no concelho, como por exemplo o “Bombeiro”, que está na rotunda na cidade do Sabugal) vai ser descerrada amanhã, com a realização de uma Missa Campal, presidida pelo Padre César.

Esta cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, Jorge Seguro (primo de José Seguro que inaugurou a estátua do “Bombeiro”, no Sabugal) e do Presidente da Junta de Freguesia do Meimão, Francisco Campos.



Este monumento trata-se de uma obra hidráulica, que resulta do aproveitamento de um poço ali existente e, tem como objectivo principal a requalificação desse mesmo espaço. Para além disto, pretende homenagear as comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo fora e todos aqueles que “vão para fora cá dentro” (imigrantes).
 

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Munumento ao Emigrante, de Meimão, esculpido por Eugénio Macedo.






















Mais um excelente monumento esculpido pelo imparável e inigualável mestre Eugénio Macedo. Meimão, Setembro de 2009.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Notícia: Eugénio Macedo já está a escolher o bloco de granito com que vai executar o monumento em homenagem ao filósofo Agostinho da Silva.

O monumento será esculpido ao vivo na Praça de Figueira de Castelo Rodrigo e depois será transportado para Barca D´Alva, onde perpetuará um dos mais insignes filhos da Região. Parabéns aos autarcas que apoiam este evento e, em especial ao mestre Eugénio Macedo. O maior artista que conheço.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

BRASÃO DO SABUGAL. Roteiros Gastronómicos do Concelho do Sabugal, 2009

O brasão da Junta de Freguesia do Sabugal, esculpido em granito por Eugénio Macedo.